A Perturbação de Asperger (síndrome de Asperger) é uma das Perturbações do Espetro do Autismo (PEA). Estas perturbações são disfunções precoces e graves do neuro-desenvolvimento que persistem ao longo da vida, sendo por isso necessário, apoiar as crianças ao longo das suas vidas e do seu desenvolvimento.
Caraterizam-se por três principais tipos de perturbações que afetam as áreas da:
Manifestam-se através de várias combinações possíveis de sintomas com gravidade de maior ou menor intensidade. Tem especial incidência na área social e comportamental.
Manifestam-se através de várias combinações possíveis de sintomas com gravidade de maior ou menor intensidade. Tem especial incidência na área social e comportamental.
Segundo a apsa (Associação Portuguesa da Síndrome de Asperger) a Síndrome de Asperger é uma perturbação neurocomportamental de base genética, pode ser definida como uma perturbação do desenvolvimento, modificando-se quando o individuo passa de lactente a criança, e de adolescente a adulto.
Apresenta maior incidência no sexo masculino 3 em cada 1 criança é rapaz.
Segundo o artigo 25.º do infoCEDI- Instituto de apoio à criança, “Lorna Wing (1981) definiu a síndroma de Asperger com seis critérios de diagnóstico:
- Linguagem correta mas pedante, estereotipada;
- Comunicação não-verbal, voz monótona, pouca expressão facial, gestos inadequados;
- Interação social não recíproca, com falta de empatia;
- Resistência à mudança, preferência por atividades repetitivas
- Coordenação motora - postura incorreta, movimentos desastrados, por vezes estereotipias;
- Capacidades e interesses - Boa memória mecânica, interesses especiais circunscritos."