Sugestões de livros


Este livro narra na primeira pessoa, como uma criança - Christopher - de 15 anos, com a Síndrome de Asperger, vive o seu mundo. Esta criança tem uma memória fotográfica incrível e é um excelente aluno a matemática e a ciências. Detesta o amarelo e o castanho, em contrapartida o vermelho dá-lhe sorte. Não gosta muito quando as pessoas lhe tocam ou de estar num lugar com muitas pessoas. Custa compreender-lhe a espécie humana.
O nome do livro vem do facto de um dia, Christopher encontrar um cão da sua vizinhança morto, no meio do jardim. Não descansa até conseguir descobrir quem cometeu este crime.
De uma forma irónica ele associa o humor neste magnifico livro.
_____________________________________________________________________________


Este livro reúne alguns estudos e relatos pessoais sobre esta síndrome, compilados por um especialista - Tony Attwood.
Através deste livro pode-se compreender uma das mais complexas doenças que existem.
Neste livro pode-se encontrar um capítulo que se dedica a questões que habitualmente são colocadas por pais e educadores e uma secção que contém alguns recursos para quem está interessada num determinado aspeto da síndrome. Para além disto também é possível encontrar estratégias pedagógicas para desenvolver com quem tem esta síndrome.
_____________________________________________________________________________



O diagnóstico da Síndrome de Asperger nem sempre é o mais fácil quando se trata de raparigas, pois eventualmente por detrás de uma rapariga tímida e recatada está uma rapariga Asperger absolutamente incompreendida.
Este livro foi escrito por um conjunto de especialistas nesta área e relata algumas experiências na 1.ª pessoa que ajudam o leitor a compreender um pouco melhor esta síndrome.
_____________________________________________________________________________




Jacob Hunter é um adolescente: brilhante a Matemática, sentido de humor aguçado, extraordinariamente bem organizado, incapaz de seguir as regras sociais. Jacob tem síndrome de Asperger. Está preso no seu próprio mundo - consciente do mundo exterior e querendo relacionar-se com ele. Jacob tenta ser um rapaz como os outros mas não sabe como o conseguir.
Quando o seu tutor é encontrado morto, todos os sinais típicos da síndrome de Asperger - não olhar as pessoas nos olhos, movimentos descontrolados, acções inapropriadas - são identificados pela Polícia como sinais de culpa. E a mãe de Jacob tem de fazer a si própria a pergunta mais difícil do mundo: será o seu filho capaz de matar?
_____________________________________________________________________________




Este livro tem como personagem central uma criança portadora de síndrome de Asperger. Foca-se na sua integração social e a forma como os pais da criança vivem quase em exclusivo para o filho.
Este livro é dedicado a uma "criança" com quem tem grande ligação e que difere da personagem principal do livro no facto de ser portadora de uma forma mais severa de autismo e não ter as aptidões especiais (como a vocação para a pintura) que tem a personagem do livro.
Um caso policial e uma história de amor, juntos neste livro.
_____________________________________________________________________________





Conviver com uma criança com a síndrome de Asperger é um constante desafio, e os pais, os familiares, os professores e os técnicos anseiam por respostas e soluções. Quais os sinais de alerta? Quem faz o diagnóstico? Como pode uma criança receber ajuda? De que ajudas necessita?

Este livro, inclui uma proposta de Ficha de Avaliação da Síndrome, a sua caracterização e as áreas do comportamento pessoal e social em que aquela mais se manifesta: a interacção social, a linguagem, os interesses, as emoções, os aspectos cognitivos e sensório-motores.

 Numa linguagem clara, comunicativa e rigorosa, Tony Attwood ajuda-nos a compreender melhor as características das pessoas com a síndrome de Asperger e os esforços que têm de fazer para viverem num mundo pouco compassivo com a diferença, particularmente de natureza comportamental. As explicações e sugestões de Tony Attwood constituirão certamente um contributo precioso para ajudar os Pais e Profissionais, na sua missão de contribuir para o sucesso pessoal e académico dos jovens com Síndrome de Asperger, de modo a que estes se sintam mais próximos dos outros e mais aliviados perante as exigências da vida em sociedade.